Tecnologia do Blogger.

14 junho 2012

MPRJ suspende concurso de Rio das Ostras



O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por intermédio da 1ª e da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de Macaé,
obteve na Justiça liminar que suspende o VI Concurso Público do Município de Rio das Ostras, após constatação de diversas

irregularidades na aplicação do certame. A Ação Cautelar Preparatória proposta pelas Promotorias ainda obteve a suspensão de eventuais pagamentos previstos à Fundação Roberto Trompowsky Leitão de Almeida, organizadora contratada sem licitação, e a abstenção da homologação do concurso.

A ação é preparatória para uma Ação Civil Pública (ACP) e foi proposta em face de Município de Rio das Ostras, Fundação Roberto Trompowsky Leitão de Almeida, Rio das Ostras Previdência (Ostraprev) e Fundação Rio das Ostras de Cultura (FRC), após a Ouvidoria-Geral do MPRJ receber centenas de reclamações referentes a irregularidades praticadas durante o concurso.

De acordo com informações das Promotorias, a futura ACP poderá ter como objeto a anulação parcial ou total do concurso, bem como eventual pedido de condenação nas penas da Lei de Improbidade Administrativa, a depender do aprofundamento das investigações. A Ação Cautelar foi subscrita pelos Promotores de Justiça Luiz Fernando Amoedo e Rafaela Dominguez Figueiredo Ramos.

Ainda de acordo com as Promotorias, as primeiras reclamações registradas na Ouvidoria-Geral do Ministério Público foram sobre as constantes alterações nas datas de aplicação das provas. O horário dos exames de dois cargos, por exemplo, foi modificado com apenas uma semana de antecedência da realização do certame. O texto da ação narra que a interposição de recursos também foi alvo de queixas dos candidatos, uma vez que a organizadora estabeleceu somente um local para o recebimento, o protocolo da Prefeitura, e deveria ser entregue pelo próprio candidato em horário comercial, em curto espaço de tempo após a publicação dos resultados.

A Promotora Rafaela Dominguez informou que, entre as irregularidades mais graves, está a utilização de provas idênticas de conhecimentos específicos em exames cuja aplicação se deu em horários distintos, o que fere a isonomia, a competição e a moralidade administrativa, princípios norteadores do concurso público. Em relação a esse problema, os réus manifestaram, em reunião realizada no Ministério Público, a intenção de apenas anular as referidas questões, o que, segundo o texto da ação, “resultaria em violação direta ao edital, vez que, neste caso, não estaria sendo cobrado o conteúdo previsto no instrumento do certame”. Informados pelo MPRJ da violação, optaram pela anulação das provas que apresentaram o problema aplicadas no turno da tarde.

Segundo os Promotores, após pesquisas, ficou constatado que diversas questões foram plagiadas de outros concursos. Em alguns casos, a prova inteira foi copiada, como por exemplo a de conhecimentos específicos de Professor de História, integralmente retirada dos exames aplicados pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, no concurso de 2001, e pela Prefeitura Municipal de Resende, no certame de 2007.
Outros cargos tiveram os mesmos problemas.

Os candidatos aos cargos de Procurador Municipal e Procurador Municipal Autárquico, ao realizarem a prova discursiva também
enfrentaram complicações. “De acordo com os representantes, em que pese as provas serem discursivas, foram distribuídos aos candidatos cartões-resposta para marcação de questões objetivas. Assim os candidatos ficaram sem ter onde responder as questões”, narra trecho da ação.

A Promotoria informou ainda que houve uma grave deficiência na publicidade do concurso. Nos dias 1º e 7 de junho foram publicados os resultados parciais, mas não as notas dos candidatos. Mesmo sem apublicação das notas, o que impediu os candidatos de interpor recursos, o concurso seguiu com as próximas fases, como convocação dos candidatos para as provas práticas e entrega de títulos.

Fonte: Assessoria

Comments :

3 Faça seu comentário aqui to “ MPRJ suspende concurso de Rio das Ostras ”

Pvsm2010 disse...
on 

Como ficará a situação dos candidatos ? os valores gastos com o certame, tais como pagamento da inscrição, gastos com combustivel, pedágios e hospedagem para quem mora fora de rio das ostras como é o meu caso que moro no Rio de Janeiro, serão devolvidos ?

Jettson Valadão disse...
on 

Boa tarde!Estou profundamente chateado com a decisão de suspensão do Concurso VI de Rio das Ostras. Isso se dá ao fato que eu me preparei por muito tempo, assim como outros candidatos também o fizeram. No meu caso, eu saí de outro estado para prestar o referido concurso, impulsionado pelo sonho de se tornar um servidor público. Faço isso porque acredito na legitimidade dos concursos que presto. Nós, os preparados para este concurso, que empenhamos tempo, tivemos despesas, abdicamos de muitas coisas em busca do nosso "sonho", nos teremos que esperar, pois uma parcela pequena dos candidatos, os quais reclamaram de: utilização de celular ou outros similares, fechamento de portões, precária fiscalização e outros, esses candidatos que poderiam ter registrado as reclamações acima, na Ata após a prova, não o fizeram. Outras reclamações como: Interposição de Recursos e sobre o Edital, acredito que isso é de total responsabilidade dos candidatos, pois requer atenção com os prazos e acompanhamento das publicações no site da organizadora, além de uma boa e atenta leitura, do edital, antes da inscrição. Mas será que isso eles fizeram??Espero profundamente que o Poder Judiciário reconsidere a suspensão, e que a organizadora  possa prosseguir com as etapas, pois eu sim, eu me sinto lesado!!!

Francynerodrigues disse...
on 

Estou na mesma condição!!!! E acho muito injusta a anulação pois para meu cargo não houve nenhuma desorganização e não presenciei nenhuma irregularidade como fica a situação dos aprovados uma minoria diante de muitos que vêem esta situação oportuna para uma segunda chance! Precisamos nos organizar para também buscarmos os nossos direitos. Meu email e francynerodrigues@hotmail.com

Postar um comentário

Campanhas


Arquivo do Blog

 

Criado © 2009 Cunha.com

Cunha.com mídia e publicidade | web site cunha.com notíticias