Uma portaria do Detran do Rio de Janeiro estabeleceu que até o dia 01 de agosto os veículos das autoescolas deverão estar equipados com câmeras internas.
O prazo está se esgotando e muitas autoescolas ainda não conseguiram se adequar a nova regra. Caso contrário, os cursos de formação de condutores estarão impedidos de agendar provas práticas para os alunos. O custo para equipar cada carro varia de R$ 1500 a R$ 2500. A empresa que venceu a licitação para fornecer as câmeras fica em São Paulo e é a única do país autorizada a fazer o serviço. Pensando nessa demanda e atendendo a solicitação dos donos de autoescola, o Detran fracionou os prazos para cumprimento da regra, do dia 01 ao dia 20 de agosto, nada muda e todas as autoescolas poderão agendar os exames.
Do dia 21 ao dia 31 de agosto, só poderão agendar provas práticas as que tiverem pelo menos 30% da frota equipada com câmeras. Para marcar as provas a partir de setembro, as escolas deverão estar com 60% da frota equipada. E a partir de outubro, apenas as autoescolas que tiverem câmeras instaladas em todos os carros poderão agendar o exame. De acordo com o Detran, a medida vai dar mais segurança e transparência para as provas práticas e as imagens poderão ser usadas por alunos e fiscais.
tenho uma instaladoras pra auto escolas interessadas ,favor enviar email ,mrboomantonio@hotmail.com(loja mrboom em santo antonio de padua )