RIO - (Atualizada às 20h30) O Ministério Público do Rio obteve liminar que determina suspensão das vendas pela internet da rede de varejo Ricardo Eletro, até que a empresa entregue os produtos que já foram vendidos e que estão atrasados.
Na ação, o promotor de Justiça Julio Machado detalhou que a Ouvidoria do MP recebeu inúmeras reclamações de consumidores contra a rede. Ainda segundo o promotor, o site “Reclame aqui” registrou 22.818 denúncias sobre descumprimento de prazos da empresa, conduta que viola o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Também de acordo com a ação, após o descumprimento do primeiro prazo estabelecido, a empresa fixava outros que igualmente não eram respeitados. O consumidor ainda enfrentava dificuldade quando tentava cancelar a compra, observou Machado.
O promotor requer ainda que a Ricardo Eletro seja condenada a indenizar os consumidores pelos danos morais e materiais causados.
Outro lado
A Ricardo Eletro informou em nota que ainda não foi intimada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. No comunicado, a companhia afirmou que adotará as medidas cabíveis tão logo isso aconteça.
A empresa frisou ainda que respondeu 100% das queixas registradas no site e conta com um índice de solução superior a 80% das reclamações que chegam por ele referentes ao Rio de Janeiro.
A Ricardo Eletro inaugurou em maio um centro de distribuição de 16 mil metros quadrados para dar mais agilidade na entrega de seus produtos. “É importante dizer que os atrasos nas entregas na maior parte das vezes estão relacionados a problemas como pedido de falência da transportadora, greves e paralisações. De todo modo, a Ricardo Eletro vem fazendo um levantamento minucioso do status de todos os pedidos realizados no Rio de Janeiro para identificar eventuais falhas e solucioná-las o quanto antes”, frisou a companhia.
(Alessandra Saraiva | Valor)
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