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24 julho 2013

Liminar proíbe rede Ricardo Eletro de vender pela internet




RIO  -  (Atualizada às 20h30) O Ministério Público do Rio obteve liminar que determina suspensão das vendas pela internet da rede de varejo Ricardo Eletro, até que a empresa entregue os produtos que já foram vendidos e que estão atrasados.

De acordo com o informe do MP, a decisão, obtida em ação civil pública proposta pela 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital, fixa multa diária de R$ 100 mil, em caso de descumprimento, e estabelece ainda que a empresa fixe um prazo para as entregas e o cumpra.

Na ação, o promotor de Justiça Julio Machado detalhou que a Ouvidoria do MP recebeu inúmeras reclamações de consumidores contra a rede. Ainda segundo o promotor, o site “Reclame aqui” registrou 22.818 denúncias sobre descumprimento de prazos da empresa, conduta que viola o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Também de acordo com a ação, após o descumprimento do primeiro prazo estabelecido, a empresa fixava outros que igualmente não eram respeitados. O consumidor ainda enfrentava dificuldade quando tentava cancelar a compra, observou Machado.
O promotor requer ainda que a Ricardo Eletro seja condenada a indenizar os consumidores pelos danos morais e materiais causados.
Outro lado
A Ricardo Eletro informou em nota que ainda não foi intimada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. No comunicado, a companhia afirmou que adotará as medidas cabíveis tão logo isso aconteça.
A empresa frisou ainda que respondeu 100% das queixas registradas no site e conta com um índice de solução superior a 80% das reclamações que chegam por ele referentes ao Rio de Janeiro.
“Entretanto, o [site] ‘Reclame Aqui’ exige que o consumidor registre a solução de sua queixa para que ela seja considerada solucionada, o que na maior parte das vezes não acontece. Mesmo assim, a Ricardo Eletro está estruturando uma área de atendimento apenas para cuidar das queixas que chegam pelo ‘Reclame Aqui’, a fim de atender melhor seus clientes”, diz a nota divulgada pela rede de varejo.

A Ricardo Eletro inaugurou em maio um centro de distribuição de 16 mil metros quadrados para dar mais agilidade na entrega de seus produtos. “É importante dizer que os atrasos nas entregas na maior parte das vezes estão relacionados a problemas como pedido de falência da transportadora, greves e paralisações. De todo modo, a Ricardo Eletro vem fazendo um levantamento minucioso do status de todos os pedidos realizados no Rio de Janeiro para identificar eventuais falhas e solucioná-las o quanto antes”, frisou a companhia.
(Alessandra Saraiva | Valor)

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