As negociações para instalação de uma fábrica da Nissan no Super Porto do Açu em São João da Barra rj andam de vento em popa. Quem confirma isso é o jornal Valor Econômico em sua edição de 25/2011 , em artigo assinado pelos jornalistas Francisco Góes, Vera Saavedra Durão e Marli Olmos. Leia alguns trechos:
“Rio vai oferecer incentivos para atrair Nissan”
“O governo do Estado do Rio está preparado para oferecer à japonesa Nissan os mesmos benefícios fiscais dados à PSA Peugeot Citroën, que garantiram, no início do século, a instalação da primeira fábrica do grupo francês no Brasil, em Porto Real (RJ).
Caso as negociações entre a Nissan e o grupo brasileiro EBX, de Eike Batista, para instalar uma fábrica de automóveis no porto do Açu, no norte fluminense, cheguem a bom termo, o governo estadual concederia vantagens fiscais, como o diferimento de ICMS…”
“Em nota oficial, a direção da montadora no Brasil afirma que “está estudando diversas oportunidade para aumentar a sua produção no país, como suporte para o crescimento”. “Entretanto, a empresa não comentará suas estratégias até que todos os estudos sejam finalizados”, destaca em nota.
Mas, por trás do que pode ser uma inusitada estratégia da indústria automobilística no Brasil – a parceria de uma montadora que já produz no país com um grupo local -, pode estar o projeto do carro elétrico, em torno do qual o presidente mundial do grupo Renault/Nissan, Carlos Ghosn, tem se empenhado, num esforço que transcende a média da maioria dos executivos dessa indústria em todo o mundo…”
“Recentemente, o executivo, visitou Açu e almoçou, no Rio, com o governador Sérgio Cabral.
Fora do Brasil, Ghosn já pôs em ação o plano de fazer testes preliminares dos veículos elétricos da Nissan e da Renault em várias regiões, o que inclui a própria França, onde fica o comando do grupo, além de Itália, Portugal e Israel. Esse projeto envolve o Leaf, o modelo elétrico com o qual a Nissan quer disputar o mercado de automóveis do futuro…”
“Até agora, no entanto, todos os projetos envolvendo o modelo elétrico da Nissan em outros países estão atrelados a incentivos fiscais de governos locais. E é isso que o grupo busca, numa nova parceria no Brasil, em local distante de onde já atua…”
“Qualquer incentivo fiscal no Rio teria que ser aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado, onde o governador Sérgio Cabral tem maioria. O investimento em uma nova fábrica da Nissan no norte do Rio poderia alcançar US$ 1 bilhão e, segundo fontes próximas às negociações, a fábrica teria capacidade para produzir 400 mil carros por ano…”
“Uma fonte que acompanha as negociações disse que o fato de Eike Batista estar disposto a se associar à Nissan na instalação da fábrica no Rio contaria favoravelmente para que a montadora optasse pelo norte fluminense para realizar um novo investimento no país. As expectativas são de que o negócio possa ser definido nos próximos dois a três meses…”
Comments :
0 Faça seu comentário aqui to “ Grupo Nissan aguarda incentivos fiscais para montar fábrica de carros elétricos no porto do açu em sjb ”
Postar um comentário