Tecnologia do Blogger.

03 dezembro 2014

Câmara lança cartilha sobre história de São João da Barra

 


A Câmara de Vereadores de São João da Barra, no Norte Fluminense, lança na próxima quinta-feira (4), às 18h a cartilha "Conhecendo a História de São João da Barra".
A publicação é resultado do projeto "resgate e disseminação da história de são joão da barra: uma estratégia para a mudança sociocultural e econômica", que foi implementado na Escola Estadual Dr. Newton Alves, em Atafona.
Elaborada por alunos do ensino médio, a cartilha - que tem como objetivo incentivar a discussão sobre a história local - será doada a professores e diretores de escolas públicas e privadas do município. Entre os temas abordados na cartilha estão a Igreja Matriz de São João Batista e a Antiga Casa da Câmara e Cadeia Pública.
Antiga Casa da Câmara e Cadeia Pública - A primeira estrutura foi edificada em 1709 e contava com telhado de palha. A construção não se caracteriza pelo cuidado com a forma, mas com a resistência sendo suas paredes de grossura de cerca de 1,20cm, e as janelas fechadas por grades tramadas em rede. No andar superior funcionou a Câmara até o século XIX. Este é o único prédio sobrevivente do período colonial e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1967.
Igreja matriz de São João Batista - A igreja foi erguida em homenagem a São João Batista em 1630. Era uma pequena capela de madeira e localizava-se no mesmo local onde hoje existe o templo da matriz. Em 1882 um incêndio destruiu a capela de são joão batista na parte central da igreja. Posteriormente foi construída uma torre com traços em estilo gótico. A igreja tem formato de cruz.

Comments :

0 Faça seu comentário aqui to “ Câmara lança cartilha sobre história de São João da Barra ”

Postar um comentário

Campanhas


Arquivo do Blog

 

Criado © 2009 Cunha.com

Cunha.com mídia e publicidade | web site cunha.com notíticias