Tecnologia do Blogger.

21 março 2016

Risco de intervenção militar caso Dilma não renunciar


O jor​nal britânico The Observer defendeu em editorial, neste domingo, que a presidente brasileira Dilma Rousseff renuncie ou que sejam convocadas novas eleições "se ela não consegue restabelecer a calma" no país.

O Observer é a versão dominical do jornal The Guardian , de linha editorial de centro-esquerda.

"Uma preocupação óbvia é que esses protestos (contra e pró-governo), se saírem do controle, poderiam degenerar em violência desenfreada e no risco de intervenção pelas Forças Armadas", diz o jornal, um dos principais da Grã-Bretanha, no editorial intitulado "A visão do Observer para o Brasil".


"A democracia brasileira, restaurada em 1985 depois de 20 anos de ditadura militar, não chega a ser uma planta tão robusta que não possa ser desenraizada novamente por uma combinação de fracasso político e emergência econômica. O dever de Dilma é simples: se ela não pode restabelecer a calma, tem de convocar novas eleições - ou sair."

O cientista político da consultoria Tendências, Rafael Cortez, porém, explica que, em um sistema presidencialista como o brasileiro, Dilma não tem o poder de convocar novas eleições.

"O mecanismo institucional para a convocação de novas eleições aqui seria ou uma renúncia coletiva da presidente e do vice (Michel Temer) ou a cassação da chapa (Dilma-Temer) por uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em função de irregularidades na campanha. Talvez tenha havido alguma confusão com o sistema parlamentarista", afirma.

Lembrando que a Olimpíada de 2016 será realizada no Rio de Janeiro, oObserver ressalta que os países que recebem o evento normalmente tentam apresentar sua face mais atrativa para a audiência global. "Esse não é o caso do Brasil", diz.

"Por coincidência ou não, uma série de problemas sérios do país estão se agravando aos olhos do público", completa, mencionando a recessão econômica, a crise política, o surto de zika, e o "alto índice de criminalidade em cidades como o Rio".

Segundo o jornal, esses problemas podem "tirar um pouco do brilho" da Olimpíada no Brasil.

Comments :

0 Faça seu comentário aqui to “ Risco de intervenção militar caso Dilma não renunciar ”

Postar um comentário

Campanhas


Arquivo do Blog

 

Criado © 2009 Cunha.com

Cunha.com mídia e publicidade | web site cunha.com notíticias