A Prumo divulgou hoje (30) que assinou Memorando de Entendimento (MOU) com a Bolognesi Energia para avaliar um conjunto de oportunidades de investimentos para desenvolver projetos de gás natural no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).
“A produção doméstica de gás natural e a importação de GNL é fundamental para o futuro da energia no Brasil. O Hub de Gás do Açu irá oferecer soluções para produtores e consumidores da região, iniciando com uma unidade termelétrica e se estendendo para toda a indústria no curto prazo”, disse Eduardo Parente, CEO da Prumo.
“A região Sudeste é o centro de carga de energia do País. Portanto, o aumento da disponibilidade de geração de energia térmica, assim como a oferta de gás a partir do Porto do Açu, contribui para o desenvolvimento e crescimento do Brasil e será um grande catalisador do desenvolvimento local”, disse Paulo Rutzen, vice-presidente executivo da Bolognesi.
Hub de gás
A Prumo e a Bolognesi iniciaram os estudos complementares para viabilizar a instalação de um hub de gás no Porto do Açu. O Hub é uma das melhores soluções privadas para importação de GNL e produção doméstica de gás natural nas Bacias de Santos e Campos. O Hub se apresenta aos produtores como uma solução comercial atraente para a monetização do gás associado produzido, além de oferecer infraestrutura competitiva em larga escala para o consumo de gás industrial.
No porto serão oferecidas várias soluções, criando um Hub para a comercialização e consumo de produtos de gás natural, GNL e gás. Os projetos identificados para o Hub de Gás do Açu incluem termoelétricas a gás, terminal de regaseificação GNL, processamento de gás natural, terminal GLP, pipelines onshore e offshore para transporte de gás, armazenagem de GNL e outros serviços associados ao gás.
A instalação do Hub de gás é mais um diferencial do Porto do Açu. Além de contar com um porto pronto, já em operação, com capacidade para receber grandes navios e retroárea disponível para instalação, o porto também irá possibilitar uma solução logística eficiente e competitiva em larga escala para o consumo de gás natural.
Térmica
As vantagens competitivas do Porto do Açu e a infraestrutura já existente, aliadas a expertise da Bolognesi no desenvolvimento de projetos de energia, fizeram com que a Prumo e a Bolognesi estabelecessem condições comerciais o para desenvolvimento da primeira fase do Hub de Gás do Porto do Açu.
O principal projeto consiste na construção de uma termoelétrica a gás e na instalação de uma unidade regaseificadora flutuante de GNL.
De acordo com as condições comerciais, a Bolognesi irá alugar uma área de até 400.000 m² no Porto do Açu pelo período de 25 anos, com possibilidade de renovação por mais 25 anos. A Bolognesi será responsável pela construção de toda infraestrutura necessária para a implantação da térmica a gás, incluindo a subestação de energia, a linha de transmissão e o terminal GNL.
Sobre a Bolognesi
Com sede em Porto Alegre, o Grupo Bolognesi atua nas áreas imobiliárias, construção pesada, concessões e energia. No setor de energia tem destaque a sua atuação no desenvolvimento e construção de unidades geradoras hídricas (PCHs), eólicas e térmicas que hoje totalizam um portfólio de 1,2 GW em capacidade instalada e em operação.
Sobre o Porto do Açu
Com 17 km de píeres, o Porto do Açu está localizado em São João da Barra, no norte fluminense do Rio de Janeiro. Com área de 90 km², o empreendimento é formado pelo Terminal 1 (T1 - offshore) e pelo Terminal 2 (T2 - onshore). O T1 é dedicado à movimentação de minério de ferro e petróleo. Operacional desde outubro de 2014, o T1 já recebeu 15 navios. O terminal pode receber navios do tipo Panamax e Capesize, e está se preparando para receber navios maiores do tipo Very Large Crude Carrier – VLCC.
O T2 está instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade de, pelo menos, 10 metros em toda a sua extensão, chegando a 14,5 metros na sua maior profundidade. O T2 irá movimentar carga de projetos, contêineres, rochas, bauxita, grãos agrícolas, veículos, granéis líquidos e sólidos, carga geral e petróleo. O terminal também abriga uma área dedicada à indústria de suporte às operações de E&P de óleo e gás. A primeira operação comercial no canal do T2 aconteceu em novembro de 2014. Desde então, o Terminal já recebeu 5 embarcações.
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