Tecnologia do Blogger.

19 maio 2015

Ferrovia chinesa que cortaria a Amazônia até o Porto do Açu preocupa ambientalistas




A possibilidade da construção de uma ferrovia entre os oceanos Pacífico e Atlântico, que passaria por Peru e Brasil, preocupa ambientalistas.
O projeto, desenvolvido e bancado por chineses, teria como objetivo reduzir o custo de transporte de petróleo, soja e outros produtos.
As conversas sobre a linha férrea de mais de 5 mil km de extensão seriam trazidas pelo primeiro ministro chinês Li Keqiang, que chega à América do Sul na próxima semana. O projeto faz parte de uma série de obras ambiciosas dos chineses, que incluem ainda uma canal que atravessará a Nicarágua e uma estrada na Colômbia.

O trajeto da ferrovia seria do sul do Peru até Porto do Açu, no Rio de Janeiro, passando por vários estados brasileiros e por boa parte da Floresta Amazônica. Além da preocupação com a biodiversidade do local, os ambientalistas ainda falam que a construção poderia ameaçar várias tribos indígenas.
Para Nilo D'Ávila, do Greenpeace, o investimento em modais alternativos de transporte é interessante, mas é preciso que a regulamentação de conservação dos ambientes seja priorizada: "Eles precisam garantir que podem construir sem causar problemas", disse.
O financiamento da obra seria todo do Banco de Desenvolvimento da China. O país pretende não só cortar custos de transporte como criar uma nova rota de exportação para produtos e materiais que foram atingidos pela desaceleração da economia chinesa.
Fonte:The Guardian

Comments :

0 Faça seu comentário aqui to “ Ferrovia chinesa que cortaria a Amazônia até o Porto do Açu preocupa ambientalistas ”

Postar um comentário

Campanhas


Arquivo do Blog

 

Criado © 2009 Cunha.com

Cunha.com mídia e publicidade | web site cunha.com notíticias