A possibilidade da construção de uma ferrovia entre os oceanos Pacífico e Atlântico, que passaria por Peru e Brasil, preocupa ambientalistas.
O projeto, desenvolvido e bancado por chineses, teria como objetivo reduzir o custo de transporte de petróleo, soja e outros produtos.
O trajeto da ferrovia seria do sul do Peru até Porto do Açu, no Rio de Janeiro, passando por vários estados brasileiros e por boa parte da Floresta Amazônica. Além da preocupação com a biodiversidade do local, os ambientalistas ainda falam que a construção poderia ameaçar várias tribos indígenas.
Para Nilo D'Ávila, do Greenpeace, o investimento em modais alternativos de transporte é interessante, mas é preciso que a regulamentação de conservação dos ambientes seja priorizada: "Eles precisam garantir que podem construir sem causar problemas", disse.
O financiamento da obra seria todo do Banco de Desenvolvimento da China. O país pretende não só cortar custos de transporte como criar uma nova rota de exportação para produtos e materiais que foram atingidos pela desaceleração da economia chinesa.
Fonte:The Guardian
Comments :
0 Faça seu comentário aqui to “ Ferrovia chinesa que cortaria a Amazônia até o Porto do Açu preocupa ambientalistas ”
Postar um comentário