Tecnologia do Blogger.

21 maio 2015

Primeiro-ministro chinês quer instalar fabricas e linhas de produção no Rio de Janeiro


O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, em visita à Exposição de Equipamentos e Manufaturados da China, no Armazém 3 do Pier Mauá do Rio, nesta quarta-feira (20/05), afirmou que pretende instalar fábricas no Rio de Janeiro.

O Brasil é um país que se desenvolve rapidamente e necessita de grande quantidade de equipamentos para obras de mobilidade e de infraestrutura. Por isso, vamos estabelecer uma cooperação de capacidade produtiva para aproximar ainda mais os países. Também queremos instalar fábricas e linhas de produção no Rio de Janeiro para criar mais empregos e fomentar a economia – afirmou Li Keqiang. 


O primeiro-ministro Li Keqiang esteve acompanhado pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, na mostra organizada pelo Conselho Chinês de Comércio Internacional com o objetivo de promover e divulgar o comércio e a indústria da República Popular da China. O evento também contou com a presença do ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, do ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, entre outras autoridades. A mostra reuniu estandes de empresas chinesas de diversos segmentos industriais, tecnológicos e de infraestrutura, como ferrovia, energia, telecomunicação, petróleo, metalurgia e setor automotivo, aeroespacial, máquinas de construção civil, entre outras.

No discurso de saudação ao primeiro-ministro, o governador Pezão reconheceu a contribuição da China para a modernização do sistema de mobilidade urbana na cidade. 

– É com muita felicidade que recebemos hoje o primeiro-ministro da China, Li Keqiang. A China vem contribuindo de forma ampla e eficiente para a melhoria da infraestrutura e da mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro. Os 100 trens para a Supervia e os 34 para o metrô, além das sete barcas adquiridas da China, são equipamentos modernos, comercializados a um preço extremamente competitivo e que estão sendo entregues em tempo recorde. Além disso, a China é um dos maiores parceiros comerciais do Rio de Janeiro, e nosso estado é a grande porta de investimentos chineses no Brasil. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, entre 2004 e 2014, a corrente comercial entre o Rio e a China cresceu mais de 800%, chegando a quase 40 bilhões de dólares. Isso representa cerca de 10% de todo o comércio entre o Brasil e nosso parceiro asiático – disse o governador Luiz Fernando Pezão, em discurso que antecedeu a visita.

Pezão afirmou também que espera a participação da China nos projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs).

– Nos próximos anos, nosso estado contará com diversos projetos de Parcerias Público-Privadas. Na área de infraestrutura, tenho certeza que teremos grande participação de empresas chinesas, que contarão com a parceria de instituições financeiras chinesas como o China Development Bank, com o qual estamos negociando acordo para viabilização de diversos projetos – disse o governador.

O governador também destacou a parceria do Rio com o país asiático na área da Educação e Cultura, e expôs as potencialidades do estado para estreitar ainda mais o relacionamento com a China.

– Inauguramos, este ano, a Dupla-Escola Intercultural Brasil-China, em Niterói, na qual alunos do Ensino Médio aprendem o mandarim e muito da história e cultura da China. Essa é uma aproximação que vemos com muito bons olhos e nos orgulharíamos de ter mais iniciativas desse tipo. Para o futuro, vemos como extraordinárias as perspectivas de aproximação do relacionamento entre o Rio e a China. O Rio de Janeiro reúne todas as condições para ampliar a presença de empresas chinesas de todos os portes. O estado possui logística eficiente, mão de obra extremamente qualificada, incentivos fiscais e tributários competitivos e localização estratégica, isto é, no coração da região mais dinâmica da América Latina, que é o sudeste brasileiro. Especificamente, os setores automotivo, de máquinas e equipamentos, de eletroeletrônicos e o de pesquisa e desenvolvimento podem contar com forte apoio das empresas e do Governo do Estado do Rio de Janeiro – afirmou Pezão.

Fonte: Portal do Governo do Estado do Rio

Comments :

0 Faça seu comentário aqui to “ Primeiro-ministro chinês quer instalar fabricas e linhas de produção no Rio de Janeiro ”

Postar um comentário

Campanhas


Arquivo do Blog

 

Criado © 2009 Cunha.com

Cunha.com mídia e publicidade | web site cunha.com notíticias