Agências reguladoras de serviços financeiros no Japão estão considerando reconhecer o Bitcoin e outras moedas virtuais como representantes reais de dinheiro.
A ideia é uma medida das autoridades para melhorar a proteção dos consumidores, o que conflita com as atuais leis japonesas em relação a moedas virtuais, implementadas há dois anos para proteger os usuários desse tipo de transação financeira.
No entanto, em 2014, o governo japonês aprovou uma medida que classifica o Bitcoin como mercadoria e não como divisa. Na época, a medida foi considerada como um passo pioneiro no mundo todo em relação a regulamentações específicas para monitoramento de negociações envolvendo sua troca.
O Bitcoin também foi definido como uma mercadoria similar aos metais preciosos que não podem ser manuseados pelos bancos japoneses e nem pelas casas de câmbio do país asiático.
Esta ação do governo ocorreu logo após a quebra da MT.Gox, uma operadora japonesa de Bitcoins, que tinha sede em Tóquio. Com o fechamento, muitos clientes da operadora tiveram prejuízos enormes por não conseguir trocar seus Bitcoins, que ficaram presos na plataforma MT.Gox . Os usuários não puderam pedir uma indenização e suas Bitcoins não foram consideradas como bens.
Fontes: Olhar Digital / Via Engadget | Agência Kyodo.
Comments :
0 Faça seu comentário aqui to “ Japão quer reconhecer moeda virtual Bitcoin como dinheiro real ”
Postar um comentário