Terá início entre abril e julho de 2012 a implantação, em São João da Barra, da unidade de produção da Technip, um dos líderes mundiais na fabricação de tubos flexíveis para a indústria petrolífera. O anúncio foi feito ontem, no gabinete da prefeita Carla Machado, pelo superintendente de Relações Institucionais da empresa, Cícero Correa. O investimento de R$ 650 milhões vai gerar 400 empregos na construção e 600 empregos diretos e mais 1,5 mil indiretos. O início das operações está previsto para 2013.
Ao todo a Technip vai ocupar uma área de 300 mil metros quadrados no TX2, do Superporto do Açu, sendo que inicialmente serão ocupados 150 mil metros quadrados, dos quais 40 mil metros quadrados serão utilizados para a produção, voltada basicamente ao mercado interno: “o Brasil é o líder mundial em perfuração em águas profundas, portanto nossa produção está voltada quase de totalmente a essa atividade. A nossa unidade vai ser construída para atender basicamente as atividades do Pré-sal”, explicou Cícero Correa.
Um dos principais motivos que trouxeram a Technip para São João da Barra foi o fator área. A empresa já prevê a possibilidade de ampliação de sua fábrica. Correa adiantou que a logística do complexo do Açu e a proximidade com a Bacia de Campos também contribuíram na decisão, anunciada há cerca de uma semana.
Empresa de origem francesa, com mais de 50 anos operando no mercado, a Technip está no Brasil há 30 anos. Atualmente possui mais de 25 mil funcionários no mundo inteiro e está em 48 países, com ativos industriais nos cinco continentes. No ano passado registrou um lucro operacional de 620 milhões de euros, sendo que as receitas das operações Subsea representaram 45% do total faturado, com as atividades de Offshore e Onshore totalizando 13% e 42%, respectivamente. Já as operações nas Américas fecharam 2010 com 21% do montante bruto, o segundo maior da empresa.
Durante o encontro com o superintendente de Relações Institucionais, a prefeita Carla Machado defendeu a importância do aproveitamento da mão de obra local, tanto no processo de construção da empresa, quanto na operação. A prefeita lembrou que o município vem trabalhando na qualificação da mão de obra com cursos técnicos e formação universitária, por meio do Cartão Universitário, a fim de que a população local esteja integrada ao processo de desenvolvimento.
- Nós sabemos que a mão de obra de São João da Barra não suprirá, em números, as necessidades das empresas que estão se estabelecendo aqui, porque são muitos empregos. Então, esse empreendimento tem características regionais. Porém, estamos trabalhando para que as empresas nos apresentem suas demandas e que possamos qualificar a população de acordo com as necessidades que elas apresentarem, afirmou Carla.
Comments :
0 Faça seu comentário aqui to “ TECHNIP VAI INICIAR CONSTRUÇÃO DE FÁBRICA EM SÃO JOÃO DA BARRA, ENTRE ABRIL E JULHO DE 2012 ”
Postar um comentário